sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Ministério apóia novo Centro de Convenções na Zona Leste de São Paulo



A ministra Marta Suplicy participou nesta quinta-feira (6) da Semana Nacional de Eventos, que acontece até sábado no Centro de Eventos Frei Caneca, na capital paulista. Lá, recebeu uma boa notícia: a cidade ganhará um novo Centro de Convenções, na Zona Leste. Um grupo de investidores, acompanhados da presidente da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (Abraccef), Margareth Pizatto,e do presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBC & VB), João Luiz Moreira, apresentou à ministra o projeto já em tramitação na Prefeitura.


A proposta é construir, em Itaquera, num terreno de 253 mil metros quadrados, uma Arena Multiuso com capacidade para 8 mil pessoas, um Centro de Convenções com capacidade para 5 mil pessoas e Área de Exposições de 15 mil metros quadrados.
“Essa proposta vem ao encontro do que estávamos buscando, no Ministério do Turismo, viabilizar para a cidade de São Paulo”, disse a ministra Marta Suplicy. Ela explicou que o Ministério apóia a ação, pois “sabemos da importância da Zona Leste no contexto de desenvolvimento de São Paulo e, por extensão, da região metropolitana, e ainda do que essa cidade representa para o turismo de negócios do país. Aqui, já apoiamos, também, a reforma do Anhembi, em parceria com a Prefeitura.”


O Ministério do Turismo havia firmado parceria com a Abraccef justamente para pesquisar a viabilidade da implantação de um empreendimento com a proposta de ser mais um destacado Centro de Convenções, na Zona Leste. “Procurávamos um terreno que fosse compatível com a idéia, e acabamos por encontrar não só a área, mas também os investidores. Excelente”, afirmou a ministra.
Depois da reunião em que recebeu a boa notícia, a ministra visitou a feira organizada no espaço do Centro de Convenções Rebouças e, em seguida, cumprimentou os participantes da Semana Nacional de Eventos, organizada pela FBC & VC, Abraccef e União Brasileira de Feiras (Ubrafe), com apoio do MTur.
Em suas considerações à platéia do evento, a ministra observou que o Brasil tem crescido no ranking dos países que recebem turismo de negócios, e o segmento de eventos tem contribuído de modo fundamental para esses resultados. Assim como tem se destacado com grande importância o trabalho da Embratur na captação desses eventos.
De acordo com o ranking da International Congress & Convention Association (ICCA), o Brasil saltou da 19ª posição, que ocupava em 2003, para a 7ª posição, em 2006, entre os destinos que mais recebem eventos no mundo.

A SEMANA – Além dos congressos anuais dessas três entidades – Ubrafe, Abraccef e FBC & VB – a Semana Nacional dos Eventos acontece de 5 a 8 de dezembro também contando com a entrega do Prêmio Caio e com o Congresso Exposystems, promovidos pela iniciativa privada.
Durante quatro dias, as principais lideranças do setor e profissionais responsáveis pela realização e captação de eventos trocam idéias sobre o panorama e as perspectivas do segmento, que já movimenta R$ 32,7 bilhões e gera mais de 700 mil empregos por ano no Brasil.

Nenhum comentário: