Presidente Lula recebe a Tocha do PAN
BRASÍLIA - Brasília é a 11ª cidade a receber a Tocha dos Jogos Pan-Americanos. A chama do Pan chegou à capital federal nesta segunda-feira, vinda de Sergipe, trazida pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzmann. No aeroporto, foi entregue ao vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio e levada para solenidade no Palácio do Planalto, onde foi recepcionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao lado do nadador Gustavo Borges e da jogadora de vôlei Sandra Pires, Lula acendeu a pira e a Tocha Pan-Americana ( Veja mais fotos ).
Em seu discurso, o presidente cobrou do ministro do Esporte, Orlando Silva, e do governador do Rio, Sergio Cabral, a conclusão das obras para os Jogos, e lembrou que o esquema de segurança do evento ficará como legado para a cidade e poderá ser utilizado em outras partes do Brasil:
- No Brasil tem violência como no restante do mundo. Implantamos o mais moderno e perfeito sistema de segurança que o país já teve. Se todo o esquema der certo, Paulo Bernardo, Ministro do Planejamento, vai ter muito trabalho para colocar todo o sistema a disposição em outros estados do Brasil – completou o presidente.
Segundo Lula, a população carioca só tem a se beneficiar com o Pan:
- Quando o Pan acabar, vão ficar dois legados: um, em equipamentos, o outro é imaterial (sic). São perspectivas que se abrem para os guias cívicos e para a população que mora no entorno das instalações - lembrou o presidente.
A tocha foi acesa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na pira instalada no alto da rampa do Palácio, dando início ao revezamento da tocha na capital federal.Após a cerimônia, a Ministra do Turismo, Marta Suplicy,destacou a participação do Ministério do Turismo, que está investindo R$ 117 milhões no evento, que começa no próximo dia 13 de julho, no Rio de Janeiro. Marta Suplicy ressaltou o lançamento nesta terça-feira (dia 12), no Rio de Janeiro, do projeto da central bilíngüe para taxistas, que facilitará a comunicação com os turistas estrangeiros. “Vai facilitar muito a vida do turista que não fala português”, observou a ministra.
Além desse programa, a ministra citou o projeto Praça das Medalhas, que vai funcionar nas areias da praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, durante o mês de julho, destinado a promover o turismo dos diversos estados do País durante o Pan. Será um espaço gratuito, de entretenimento, para exibição, em telões, de competições e solenidades da programação oficial do Pan e de apresentações de manifestações culturais das diversas regiões brasileiras.
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, destacou a importância do esporte para os brasileiros.
- O esporte é o maior e melhor elemento de união de povos. Esse Jogos marcarão uma nova era do esporte brasileiro.
A chama percorrerá as 27 capitais brasileiras até chegar ao Rio de Janeiro no dia 13 de julho, quando será aberta a 15ª edição dos Jogos Pan-Americanos. No último dia quatro, a tocha foi acesa nas pirâmides de Teotihuacán, no México, e seguiu para o Brasil, onde chegou no dia seguinte em Porto Seguro (Bahia).
De lá, foi escoltada até Santa Cruz Cabrália, para ser acesa no local da realização da primeira missa no país, em 1500.
Leia mais: Em Sergipe, a tocha foi conduzida por bisneta de Lampião e Maria Bonita .
Nenhum comentário:
Postar um comentário