sábado, 10 de novembro de 2007

Para Meirelles, preço alto de ações preocupa

DA REPORTAGEM LOCAL

Folha de São Paulo

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, fez ontem uma nova advertência sobre o alto preço que algumas ações brasileiras atingiram. Para Meirelles, a chamada "exuberância" no preço de papéis brasileiros merece ser acompanhada com atenção pelo BC.
"Temos algumas preocupações específicas com a precificação de ações, mas isso é parte de um processo de expansão no mercado. [A gente] Vai olhar com certeza isso, com muito cuidado", disse Meirelles.
Foi a segunda vez que Meirelles demonstrou publicamente sua preocupação com o preço das ações brasileiras. Em agosto, auge da crise imobiliária nos EUA, o presidente do BC afirmou que via com bons olhos o que chamou de "correção saudável" de um otimismo que começava a parecer "exagerado".
No ano, a Bolsa acumula alta de 44,6%. Em agosto, chegou quase a zerar os ganhos, mas recuperou-se logo depois. Segundo analistas, o melhor indicador para saber se o preço de uma ação está alto demais é o P/L. O indicador relaciona o valor de mercado de uma empresa com sua capacidade de gerar lucros. Formado pela divisão do preço pelo lucro, o chamado P/L da Bovespa está hoje em 16, segundo a consultoria Economática. Historicamente, o P/L do Brasil flutua em torno de 10. Nos EUA, somava ontem 17,9.
"A pergunta é: o preço justifica as expectativas de lucro? Na minha opinião, há um pouco de bolha. Um P/L brasileiro igual ao dos EUA só pode ser resultado de euforia", disse Fernando Exel, da Economática. (TS)

Nenhum comentário: