segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Iniciativa importante para o turismo: governo quer transformar prédio histórico em pousada

Arnaldo Galvão
Valor

Sergio Zacchi / Valor
Eraldo Alves Cruz, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih): "Vai ser preciso flexibilizar as exigências "


O governo definiu os sete locais que serão licitados, em fevereiro, para serem transformados em Pousadas Históricas. A ministra do Turismo, Marta Suplicy, explicou ao Valor que o projeto segue o modelo dos Paradores espanhóis. A escolha das empresas responsáveis pela gestão hoteleira será por meio de licitação para assinatura de contrato de arrendamento, mas o modelo de concessão ainda está em fase final de desenvolvimento.


A primeira lista é integrada por quatro conventos e três fortalezas. Os conventos são: Nossa Senhora dos Anjos (Penedo, Alagoas), Santa Cruz (São Cristóvão, Sergipe), Santo Antônio do Paraguaçu (Cachoeira, Bahia) e São Francisco (Olinda, Pernambuco). As fortalezas são as de Santa Cruz da Barra (Niterói, Rio de Janeiro), Santa Cruz do Anhatomirim (Governador Celso Ramos, Santa Catarina) e Castelo (Belém, Pará). Outros 11 prédios históricos estão sendo preparados pelo governo.


O interesse do setor privado é grande, porque, em todo o mundo, instalações hoteleiras diferenciadas são uma atração a mais para os turistas. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Eraldo Alves da Cruz, confirma a estratégia dos investidores e dá como exemplo o grupo português Pestana, que administra um hotel no Convento do Carmo, no Pelourinho, em Salvador. O prédio começou a ser construído em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas. Depois de restaurado, passou a abrigar, segundo a empresa, o primeiro hotel histórico de luxo no Brasil.


O presidente da Abih alerta que a viabilidade dos negócios nesse tipo de projeto depende da compreensão das autoridades responsáveis pelo patrimônio histórico e cultural. "Vai ser preciso flexibilizar as exigências e isso não é comum no Brasil. " Alves da Cruz acaba de voltar de uma viagem à Itália e comenta que na cidade de Siena , diversos prédios de valor cultural são usados pela indústria do turismo, da gastronomia e do entretenimento.


Outro exemplo de uso equilibrado de prédio histórico, segundo a Abih, é o do Arsenal de Guerra, em Cuiabá, uma das mais importantes atrações arquitetônicas da capital do Mato Grosso. Em 2001, recebeu investimentos de R$ 3 milhões e o Serviço Social do Comércio (Sesc) passou a explorar o local como centro cultural.


O presidente da Federação Nacional dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Norton Luiz Lenhart, também afirma que a concessão dos primeiros sete locais para as Pousadas Históricas será uma grande oportunidade para o desenvolvimento do turismo mais sofisticado no país. Ele diz que além dos Paradores espanhóis, há outros exemplos a seguir como as Pousadas de Portugal e os "chateaux" na França. Lenhart revela que já foi estudada a viabilidade do Forte de Santa Cruz da Barra, em Niterói, um dos locais que serão licitados em fevereiro. "O espaço é maravilhoso e dá uma visão privilegiada do Pão de Açúcar."


O projeto das Pousadas Históricas foi um dos assuntos tratados por Marta e pelo ministro da Indústria, Comércio e Turismo da Espanha, Joan Clos, durante reunião em Salvador. Segundo a ministra, a cooperação com as autoridades espanholas é muito importante para o desenvolvimento do turismo no Brasil. "Neste ano, a Espanha vai igualar a marca da França como um dos principais destinos de turismo no mundo. Vão receber 60 milhões de estrangeiros", afirma.

Nenhum comentário: