sábado, 10 de novembro de 2007

Escritor Norman Mailer morre aos 84 anos

da Folha Online

O escritor norte-americano Norman Mailer morreu neste sábado aos 84 anos, devido a problemas renais. Mailer, que estava internado no Hospital Monte Sinai, em Nova York, desde outubro, é o ganhador de dois prêmios Pulitzer e considerado um dos precursores do estilo "new journalism". Submetido a uma cirurgia no pulmão em outubro, o escritor não se recuperou e teve falência renal nesta manhã.

Kathy Willens/AP
Provocador Norman Mailer ganhou dois Pulitzer e foi um dos criadores do "new jornalism"
Provocador Norman Mailer ganhou dois Pulitzer e foi um dos criadores do "new jornalism"

Nascido em 1923, em Nova Jersey, Mailer escreveu livros, peças, poemas e ensaios. Seu maior sucesso, o romance "Os Nus e os Mortos", é um relato ficcionalizado de suas experiências no exército durante a Segunda Guerra Mundial.

Outras obras famosas são "O Fantasma e a Prostituta", sobre a agência CIA e "Exércitos da Noite", pelo qual recebeu o prêmio Pulitzer.

Fundador do jornal alternativo "The Village Voice", em 1955, foi uma voz atuante na contracultura, com livros de ensaios sobre a histeria, violência, sexo e crime na sociedade americana dos anos 50.

Mailer era conhecido por suas posições ácidas e controversas, como o antagonismo ao movimento feminista.

O último trabalho do autor foi publicado este ano nos Estados Unidos, "The Castle in the Forest". Após dez anos sem publicar, o romance descreve três gerações da família de Adolf Hitler, descrevendo como exemplo de família incestuosa.

O lançamento causou críticas negativas em jornais da Alemanha e reações do Conselho Central de Judeus.

Nenhum comentário: