terça-feira, 1 de maio de 2007

Bons e maus ventos

Valdo Cruz da Folha Online

Depois do processo de privatização da segunda metade década de 90, o Brasil vive atualmente a segunda importante onda de investimento direto. O investimento bruto estrangeiro no país atingiu US$ 34,9 bilhões nos últimos 12 meses acumulados em março último, aproximando-se dos US$ 40 bilhões registrados em meados de 99. Dado importante é que, hoje, o investimento cresce sem o processo de venda de estatais, mas puxado pelo ambiente de estabilidade e expectativas de mercado atraente no país. Uma onda de bons ventos para a economia brasileira.

O economista Octavio de Barros, diretor de pesquisa macroeconômica do Bradesco, ressalta que esse movimento sinaliza uma aposta de risco no país, que tende a tornar a economia brasileira mais competitiva em vários setores. Defensor de uma maior abertura da economia, ele destaca que todas as estatísticas mostram que os países que mais exportam são aqueles que também importam muito.

O professor Glauco Arbix, ex-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) destaca que um grupo de empresas está aproveitando o atual momento da economia brasileira, que atrai mais investimentos, para se inovar. "Se você olhar a pauta exportadora brasileira, verá uma realidade incontestável: produtos de média e alta densidade tecnológica crescem a uma velocidade muito maior que as commodities." Leia mais aqui

Nenhum comentário: