domingo, 4 de novembro de 2007

Pérolas da mídia sobre as eleições internas à presidência do PT

Está muito divertida a cobertura de alguns jornais sobre as eleições internas no PT. Não sei se os jornalistas estão sendo manipulados ou ignoram o que acontece no partido ou estão simplesmente fazendo serviço. Poucas são as informações realmente sérias sobre o assunto.

Hoje um artigo no jornal O Globo veio com esta pérola:

"Numa análise feita semana passada no Planalto, o pior dos cenários seria a vitória de Jilmar Tatto. No governo, a percepção é de que ele representa o grupo paulista que quer voltar a ter influência no Planalto e que faria de tudo para enfrentar o próprio Lula, rumo a 2010. "

Qualquer observador sabe que o "grupo paulista" que teve "influência no Planalto" sempre esteve longe dos que hoje estão apoiando Jilmar Tatto para Presidente do PT. Aliás, quase todos os candidatos são de São Paulo -com representantes na Esplanada-, e tal vez o único com pouco ou nenhum peso por lá seja o próprio Tatto.

Na revista Istoé, outra pérola: uma pesquisa dá Zé Eduardo Cardoso, candidato do grupo de Tarso Genro, favorito. Só se a pesquisa foi feita em alguns locais de Rio Grande do Sul. Sem se importar com o senso do ridículo a Istoé coloca Ricardo Berzoini em terceiro lugar.

Quase todos os comentários visam opor os candidatos à presidência do PT ao Presidente Lula. Alguns até considerando que o PT estaria realizando uma prévia para escolher seu candidato à presidência do Brasil em 2010.

Podem anotar o que vou dizer: seja Berzoini, Tatto, Cardoso ou Pomar (na ordem do que penso ser o favoritismo dos militantes) o próximo Presidente do PT trabalhará de mãos dadas com Lula e em 2010 juntos escolherão o candidato que receberá o apoio do partido. O resto é balela.

Luis Favre

Nenhum comentário: