terça-feira, 24 de abril de 2007

França: Análise da apuração mostra que periferia votou em Ségolène

Sarkozy liderou o 1º turno na França, mas pesquisa aponta que os bairros mais populares preferiram sua rival; a segunda etapa da votação acontece dia 6 de maio

Efe publicado pela Agencia Estado

PARIS - Os habitantes dos bairros conflituosos da França que sofreram uma onda de violência urbana em 2005 votaram na socialista Ségolène Royal no primeiro turno das eleições presidenciais.

Essa é a conclusão da análise dos resultados do primeiro turno, no qual o conservador Nicolas Sarkozy recebeu 31,18% dos votos, seguido por Royal, com 25,87%.
Sarkozy e Royal disputarão o segundo turno no dia 6 de maio.

O voto nos bairros dos arredores de Paris, onde explodiu a revolta juvenil, era muito esperado. E o resultado é nítido: Royal teve mais de 40% dos votos em todos os bairros, enquanto Sarkozy, que era ministro do Interior durante a explosão da violência, ficou sempre abaixo dos 30%.

Uma das três localidades mais observadas era Clichy-sous-Bois, de onde saiu a fagulha que incendiou os bairros. As outras duas eram La Courneuve, que Sarkozy disse que ia limpar com "kärcher" (mangueiras de água de alta pressão) e Argenteuil, onde o conservador chamou de "gentinha" os jovens que participaram da onda de violência.

Em Clichy-sous-Bois, Royal foi votada por 41,63% da população, e Sarkozy por 24,51%; em La Courneuve, a socialista venceu por 41,08% a 22,86%; e em Argenteuil, por 34,58% a 25,82%.
Os resultados, segundo os analistas, mostram porém uma importante fatia do eleitorado que votou no líder ultradireitista Jean-Marie Le Pen (9,2%, 8% e 9,36%, respectivamente).

Nenhum comentário: