sexta-feira, 27 de abril de 2007

Com foco no turismo de negócios

Opinião
26.04.2007

por Pedro Nadaf
Publicado no jornal A GAZETA (MT)

No ano de 2006, o Brasil ficou na 10ª posição no ranking dos países que mais sediaram eventos, conforme dados do ICCA - International Congress and Convention Association, e deteve a 7ª posição no TOP 10, a melhor colocação em toda a América Latina e o segundo melhor das Américas - atrás apenas dos Estados Unidos.

A informação é do Ministério do Turismo, e nos enche de boas expectativas. Isso mostra que temos que desenvolver boas estratégias para otimizar este segmento e atrair cada vez mais os turistas. A Festa Internacional do Pantanal, evento realizado pelo governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento do Turismo, é uma iniciativa que visa tal incremento.

Mato Grosso tem colaborado com números positivos na área de turismo de negócios. Para se ter uma idéia, no ano passado, foram captados somente pela Fundação Pantanal Convention & Visitors Bureau, 19 eventos, que trouxeram para o estado, 24.160 visitantes. Se levarmos em conta que cada turista gasta por dia US$ 112,03 dólares, e que fica em média de 3,5 dias em visita, isto quer dizer que cada um que veio a Mato Grosso, através da captação do órgão oficial, deixou ao comércio de bens e serviços nada menos que R$ 864,71/dia. É a soma que nos enche de entusiasmo, pois representa uma média de R$ 20,8 milhões. Vale destacar, entretanto, que fora desta captação há pelo menos um incremento superior a 50%, de eventos trazidos para o estado por outras vias, o que pode representar mais de 50 mil visitantes, somente no quesito turismo de negócios. É por esta e outras razões que devemos estimular este segmento em nosso estado.

Entidades representativas da iniciativa privada e o governo têm exercido seus respectivos papéis no sentido de estimular o turismo de negócios. Um dado interessante é que a Fundação Pantanal Convention & Visitors Bureau gastou somente R$ 4,34 por turista, analisando-se o investimento feito para a captação de eventos no ano passado. Ou seja, o trabalho em nível de representatividade gera bons resultados, e a baixo custo. Portanto, os empresários do setor devem se atentar para ações articuladas, feitas por entidades representativas, e apoiar as iniciativas que visam o retorno em nível coletivo, tanto nas esferas governamental e não governamental.

São necessários componentes estratégicos para gerar resultado, em nível federal. A criação do Ministério do Turismo e a prioridade determinada ao desenvolvimento de ações voltadas ao Turismo de Negócios e Eventos, fazem parte destas práticas positivas. Vale destacar que no Brasil, o PIB é constituído em 50% pelo setor de serviços, e dentre os segmentos desta área, o turismo é o que se sobressai. Mato Grosso também avança neste sentido através de políticas governamentais para o setor.

Durante a 14ª Festa Internacional do Pantanal, além do entretenimento, o Núcleo de Conhecimento, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Turismo, preparou uma série de atividades que visam importantes informações focadas em expansão. Uma das ações da extensa programação, é a Rodada de Negócios que contará com a participação de operadores de turismo de todo o país, e de diversas partes do exterior.

O que diferencia a Rodada de Negócios, neste ano, é a dinâmica da sua formatação, pois os integrantes visitarão pontos turísticos de Mato Grosso, conhecendo assim sua infra-estrutura, a exemplo de hotéis e pousadas, antes de sentarem-se para a negociação. Precisamos, mais do que nunca, de estratégias eficientes para incrementar ainda mais o turismo local e os realizadores da 14ª Festa Internacional do Pantanal estarão, de 2 a 6 de maio, embalando os nossos principais produtos turísticos com o melhor papel. Mesmo porque, não se pode neste mercado tão competitivo, perder o foco dos negócios.

Pedro Nadaf é presidente do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo ( Fecomércio/Sesc e Senac) de Mato Grosso e secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo

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