quinta-feira, 19 de abril de 2007

A vontade de construir consensos...

Enviado por Ricardo Noblat -
19.4.2007
3h40m
Serra encontra Lula e defende fim da reeleição
De O Estado de S.Paulo, hoje:
"O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), fez ontem um giro por Brasília no qual defendeu o fim da reeleição, pouco antes de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O tucano disse que é favorável a acabar com a possibilidade de obter mandatos seguidos, mas observou que no momento não faz “nenhum trabalho de articulação” nesse sentido.
Com Lula, Serra conversou sobre o endividamento dos Estados, defendendo flexibilização das regras para contratação de empréstimos. Hoje, mesmo governos que estejam dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal não podem contrair novas dívidas."
Assinante do Estadão leia mais
"À parte do PSDB, o governador José Serra criou pontes de diálogo político com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o governo e com o PT. E foi a estrutura que sustenta esse diálogo que deu vida, inicialmente como se fosse um balão de ensaio, à idéia de acabar com a reeleição para cargos executivos. O diálogo de Serra com Lula, o governo e o PT tem se dado em (poucas) falas telefônicas com o presidente e com contínuas e copiosas conversas com os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Câmara, e Cândido Vaccarezza (PT-SP).
Os dois - e alguns outros deputados do PT - têm elogiado Serra, para estranheza dos interlocutores que ouvem a louvação pela primeira vez. Eles também foram os principais aliados dos deputados Antonio Carlos Pannunzio, líder do PSDB, Jutahy Júnior (BA), Júlio Redecker (RS), líder da minoria, e Eduardo Gomes (TO) no balão de ensaio para catapultar o fim da reeleição. A idéia, para muitos tucanos e aliados, foi lançada numa possível combinação com Lula e o governo - a quem interessa confirmar antecipadamente que o presidente só ficará um mandato longe do Palácio do Planalto, ganhando caminho livre para ser candidato em 2014 ou 2015."
Assinate do Estadão leia mais

Nenhum comentário: