Mostrando postagens com marcador Ceará. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ceará. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Visita ao Ceará gera expectativa no trade


Clique para Ampliar

MARTA SUPLICY falou para os empresários do turismo

em café-da-manhã no Gran Marquise Hotel

(Foto: FOTOS: FÁBIO LIMA )

Clique para Ampliar

O GOVERNADOR Cid Gomes, Jeanine Pires, Marta Suplicy e o secretário Bismarck Maia

Clique para Ampliar

MARTA SUPLICY exibindo quadro com a foto de Lagoinha,

uma das peças da campanha da Embratur nos EUA


O dia 4 de outubro, dedicado a São Francisco, foi promissor para o povo cearense. Com uma agenda cheia de compromissos, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, esteve no Ceará para assinatura de convênios e liberação de recursos do Ministério do Turismo (MTur) para obras e capacitação. Num único dia, ela esteve em Fortaleza, Aquiraz e Canindé


A companhada da presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Jeanine Pires, do governador Cid Gomes e do secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, a ministra Marta Suplicy esteve em café-da-manhã com o trade turístico no Gran Marquise Hotel. O encontro deixou otimismo e expectativa para o setor, carente de recursos e realizações para se tornar competitivo no mercado.

A ministra citou quatro coisas que ela considera importante para o desenvolvimento do turismo: infra-estrutura, qualificação, monumentos e promoção, que se completam com belezas naturais e hospitalidade. Marta mencionou a campanha que está sendo desenvolvida nos Estados Unidos, que tem Lagoinha entre as peças promocionais. A duna, que virou símbolo daquela praia, foi apresentada em quadros, entregues ao governador Cid Gomes e ao secretário Bismarck Maia. Marta falou da importância do turismo para reduzir as diferenças regionais e do esforço que está sendo feito para lotar o Brasil de visitantes durante todo o ano. O governador Cid Gomes reforçou sua promessa de construir o Centro de Feiras e Eventos, o que renovou as esperanças dos empresários do setor de turismo.

Os recursos a serem liberados pelo MTur, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur-NE II), num total de R$ 33,5 milhões, são para execução de obras nas praias de Mundaú (R$ 1,1 milhão), Lagoinha (dois convênios no total de R$ 3,1 milhões), Iracema (R$ 4,5 milhões) e nas orlas de Paracuru (R$ 1,4 milhão) e Camocim (R$ 1,8 milhão). O município de Aquiraz (CE) receberá R$ 1,1 milhão com a assinatura de três convênios para recuperação da Casa do Capitão Mór, do Mercado da Carne e da Praça da Matriz. Serão destinados, ainda, R$ 4,7 milhões para recuperação do Palácio da Abolição e R$ 1,8 milhões para restauração do prédio do Centro de Turismo do Ceará.

Com recursos do Prodetur NE II, Fortaleza receberá investimentos de R$ 2,7 milhões para sinalização turística. O Pólo Costa do Sol terá um diagnóstico de capacitação profissional (R$ 1,8 milhão) e de qualificação empresarial (R$ 1,4 milhão), além de R$ 3,6 milhões para promoção turística. Os investimentos do MTur, disponibilizados pela área de infra-estrutura turística, viabilizam também a implantação da primeira fase de ampliação do Aeroporto de Aracati (R$ 3 milhões) e as obras de sinalização turística no litoral Leste do Ceará (R$ 1,1 milhão).

Expectativa

A promessa de novos investimentos deixou os empresários otimistas. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Manoel Cardoso Linhares, disse que ´agora, a nossa expectativa é a melhor possível, pois com os investimentos voltados para melhorar a infra-estrutura de vários pontos turísticos cearenses, tanto da capital como do interior, poderemos receber os nossos turistas muito melhor´, disse.

Manoel Cardoso Linhares elogiou também a posição do governador Cid Gomes, que se comprometeu em lutar pela construção do Parque Multifuncional de Feiras e Eventos do Estado. ´Agora acreditamos que este centro de eventos tão desejado pelo trade sairá do papel. E o importante de tudo é que o governador está consciente da verdadeira vocação turística do Estado´, destacou.

O presidente da ABIH-CE ressaltou ainda o grande envolvimento do Governo Estadual com a divulgação da imagem do Estado em eventos nacionais. ´O Ceará terá o terceiro maior estande no Congresso da Abav - Feira das Américas, que acontece no final deste mês, no Rio de Janeiro. Lá a Secretaria do Turismo do Estado estará divulgando todo o potencial turístico do nosso Estado´.

Régis Medeiros, presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau (FCVB), presente também ao café-da-manhã com a ministra, destacou que esse momento emblemático ´deu uma oxigenação ao turismo cearense´. Segundo Medeiros, a união do governo federal com o estadual para melhorar a infra-estrutura turística do Estado deu uma injeção boa para o Ceará. ´Os investimentos em Fortaleza vão ser destinados à urbanização da Praia de Iracema, implantação da sinalização turística e reforma de alguns pontos turísticos como o Palácio da Abolição e o Centro de Turismo. Mas seria interessante, também, que a Prefeitura de Fortaleza olhasse para outros espaços turísticos da cidade, como a Praia do Futuro e o Morro de Santa Terezinha, por exemplo´, frisou.

Com a promessa da criação do Centro de Feiras e Eventos, Régis Medeiros acredita que o Estado poderá captar para os próximos anos grandes eventos nacionais e internacionais. ´Agora mesmo deixamos de trazer para o Ceará o evento internacional religioso Jesus Christi is a Church (Jesus Cristo é uma Igreja), porque a organização precisava de um auditório tipo teatro, com capacidade para três mil pessoas´, exemplificou Medeiros.

Diário do Nordeste

´O turismo só acontece com cooperação´

Diário do Nordeste Entrevista Marta Suplicy


Clique para Ampliar

A MINISTRA do Turismo, Marta Suplicy, esteve no Ceará,

na semana passada, e anunciou uma série de investimentos

para o desenvolvimento do turismo cearense

(Foto: FOTOS: FÁBIO LIMA)

Clique para Ampliar

A Ministra do Turismo, Marta Suplicy, esteve em Fortaleza na semana passada para anunciar uma série de investimentos para o setor no Ceará. Em entrevista, ela falou dos projetos do Ministério do Turismo (MTur) para o Estado e da importância de parceiros como o Governo do Estado e o Sebrae para a implementação de ações que incrementem o turismo cearense


De que forma os programas do seu ministério podem ajudar a garantir o desenvolvimento sustentável para as regiões mais pobres onde, em geral, estão algumas das paisagens mais bonitas do nosso País?

O Ministério do Turismo baliza suas ações no Plano Nacional do Turismo, que considera todas as regiões brasileiras importantes para o turismo, cada uma com sua especificidade e diversidade. Os atrativos naturais do Brasil, juntamente com seu povo, constituem a maior riqueza do País. Aproveitar o que eles têm de melhor e, ao mesmo tempo, conservá-los é um grande desafio. Mas quando falamos em sustentabilidade não podemos pensar apenas em meio ambiente. Temos que lembrar também dos aspectos sociais, culturais e econômicos da atividade turística. Diante disso, o Ministério do Turismo tem trabalhado em parceira com diversos outros ministérios e instituições locais, a fim de garantir a sustentabilidade, em todos os seus aspectos, nas mais diversas regiões turísticas.

Como o MTur pretende resolver um dos problemas do turismo do Nordeste que é a carência de mão-de-obra treinada?

Turismo sem mão-de-obra qualificada não avança. A área de qualificação me sensibiliza especialmente por causa da abertura que tem para a inclusão social, a formação da juventude e um futuro positivo para o turismo e para o País. O turismo é um grande impulsor de mobilidade social, abrindo possibilidades de crescimento. Um exemplo que eu sempre dou é que, por meio da qualificação, em pouco tempo, uma camareira pode passar a ser gerente; um garçom pode virar empresário. Poucos setores da economia permitem este avanço. Para isso e sabendo que qualificação é um processo contínuo, o Ministério do Turismo lança mão de vários projetos que visam capacitar e qualificar a mão-de-obra local para a atividade turística. Vários destes projetos fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério e o Sebrae.

Como a senhora vê a parceria do MTur com o Sebrae?

Trabalhar em equipe é o forte do Ministério do Turismo e o Sebrae é uma das instituições parceiras fundamentais para aplicar as políticas do MTur nos locais onde o turismo acontece, ou seja, nos municípios e regiões turísticas. A geração de emprego e renda é o que norteia nossas ações e políticas. Nesse sentido, os interesses do Sebrae e do MTur são coincidentes. O Sebrae transforma a vida de milhões de pessoas e o turismo, quando estruturado de forma eficiente e responsável, é capaz de fazer o mesmo. Um dos exemplos mais recentes dessa parceria foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica, no valor de R$ 21,5 milhões, para a execução de projetos para o incremento do turismo no País. São ações de desenvolvimento de metodologias para o fortalecimento institucional, de gestão empresarial e de destinos para a competitividade e desenvolvimento de apoio ao mercado. Vamos trabalhar toda a cadeia produtiva para qualificarmos o setor. Tenho certeza que alcançaremos ótimos resultados no final.

O MTur é parceiro de primeira hora de um projeto pioneiro que é o Roteiro Integrado Delta-Jeri-Lençóis. Como é gerenciar reivindicações e anseios de três estados?

O papel do Ministério do Turismo na estruturação de roteiros integrados é reunir, organizar e articular as reivindicações dos estados, que, por sua vez, são demandados pelos poderes municipais. A gestão participativa e democrática fortalece o papel político de cada um dos envolvidos na produção turística - governos federal, estadual, municipal, a iniciativa privada e parceiros. O desafio, então, é integrar os interesses e as expectativas de todos, além de articular com diversas instituições para que as reivindicações possam ser atendidas. O aprendizado desse gerenciamento acontece nas experiências diárias. É muito prazeroso para mim e para minha equipe ajudar a fazer essa articulação acontecer e, principalmente, ver esse diálogo beneficiar a todos.

Ainda sobre o Roteiro Integrado, há chances dessa experiência ser multiplicada ou reaplicada em outras regiões do País?

Isso já acontece. Os roteiros integrados são o resultado de uma das importantes parcerias entre o MTur e o Sebrae e integram o projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização. O objetivo é promover o envolvimento dos agentes da cadeia produtiva local na formação dos roteiros turísticos. O MTur trabalha com cinco roteiros integrados, um para cada região do País. Além do Delta/Lençóis/Jericoacoara, no Nordeste, temos o Vale do Acre, no Norte, Brasília/Chapada dos Veadeiros, no Centro-Oeste, Iguaçu/Missões, no Sul, e Estrada Real-Caminho Velho e Paraty a Ouro Preto, no Sudeste. Ações conjuntas de capacitação, qualificação, promoção e apoio à comercialização são executadas para desenvolver a sustentabilidade e projetar cada um desses roteiros no mercado. Eles já estão estruturados e disponíveis para comercialização. Temos, entre nossos objetivos, fazer com que, aos poucos, os envolvidos ganhem mais autonomia.

Aqui no Ceará, como a senhora vê a parceria do MTur com o Governo do Estado?

Tenho dito aos governadores que podem sempre contar com o meu empenho em Brasília para o desenvolvimento do Nordeste, como um todo. O turismo só acontece em ambientes de mútua cooperação. Nossa parceria com o governo cearense é determinante para o sucesso das ações no Estado, uma vez que o Ministério do Turismo não dispõe de instituições representativas em cada uma das Unidades da Federação. As Secretarias Estaduais de Turismo são as entidades capazes de disseminar as políticas propostas pelo MTur, ao mesmo tempo em que trazem até nós uma visão dos anseios e necessidades locais. Isso, somado às ações de instituições como o Sebrae e Senac, desenvolvidas de forma alinhada, garantem a sustentabilidade da atividade turística.

A senhora visitou, no dia 04/10, o município de Canindé aonde acontece a romaria de São Francisco. O MTur pretende investir no turismo religioso do Ceará, que tem Canindé e Juazeiro como os principais centros religiosos?

Nós trabalhamos com conceitos de segmentação. O turismo religioso está inserido no conceito de Turismo Cultural. A partir das prioridades traçadas pelos governos estaduais, colaboramos com a formatação de roteiros em que a busca espiritual e a prática religiosa sejam o atrativo maior para a realização de eventos e deslocamentos. Peregrinações e romarias; a participação em retiros espirituais, festas, comemorações, eventos e celebrações religiosas; a contemplação de apresentações artísticas de caráter religioso; a visitação a espaços e edificações, como igrejas, templos, santuários e terreiros; e a realização de itinerários e percursos de cunho religioso são algumas características desse segmento apoiados pelo MTur.

sábado, 6 de outubro de 2007

Marta Suplicy garante R$ 33,5 milhões para o turismo do Ceará

MTur garante R$ 33,5 milhões para o turismo do Ceará

Brasília (04/10) – O turismo do Ceará receberá do Ministério do Turismo mais de R$ 33 milhões para desenvolver ações de infra-estrutura turística e do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur NE II). O anúncio foi feito nesta quinta-feira, em Fortaleza, pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, durante a assinatura de 17 convênios com o governador do Ceará, Cid Gomes. “É um trabalho que estamos apenas começando, mas, hoje, estabelecemos uma importante parceria para incrementar o turismo do Ceará”, disse Marta Suplicy. O combate à exploração sexual também foi reforçado no estado com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para implementação de ações do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do MTur.

Os investimentos liberados por meio do Prodetur NE II são para execução de obras nas praias de Mundaú (R$ 1,1 milhão), Lagoinha (dois convênios no total de R$ 3,1 milhões), Iracema (R$ 4,5 milhões) e nas orlas de Paracurú (R$ 1,4 milhão) e Camocim (R$ 1,8 milhão). O município de Aquiraz (CE) receberá R$ 1,1 milhão com a assinatura de três convênios para recuperação da Casa do Capitão Mór, do Mercado da Carne e da Praça da Matriz. Serão destinados, ainda, R$ 4,7 milhões para recuperação do Palácio da Abolição e R$ 1,8 milhões para restauração do prédio do Centro de Turismo do Ceará (Emcetur).

Com recursos do Prodetur NE II, Fortaleza receberá investimentos de R$ 2,7 milhões para sinalização turística. O Pólo Costa do Sol terá um diagnóstico de capacitação profissional (R$ 1,8 milhão) e de qualificação empresarial (R$ 1,4 milhão), além de R$ 3,6 milhões para promoção turística. Os investimentos do MTur, disponibilizados pela área de infra-estrutura turística, viabilizam também a implantação da primeira fase da ampliação do Aeroporto de Aracati (R$ 3 milhões) e as obras de sinalização turística no litoral leste do Ceará (R$ 1,1 milhão).

O governador do Ceará destacou que o turismo é uma das atividades econômicas mais importantes do estado e que esses investimentos vão incentivar o setor. “O Ceará tem grande vocação turística, mas depende de ações de infra-estrutura. Esses convênios vão qualificar ainda mais o turismo cearense. Não tenho dúvidas de que vamos avançar nesse setor”, disse.

Durante a visita ao Ceará, a ministra assinou, ainda, um Termo de Cooperação Técnica do TSI para viabilizar a execução do projeto “Inclusão Social com Capacitação Profissional”. Esse projeto faz parte de um convênio assinado, em setembro, entre MTur e ABIH Nacional, no valor de R$ 330 mil, com o objetivo de promover a inclusão social de 300 jovens em situação vulnerável de exploração sexual. Com a assinatura do Termo, Ministério do Turismo e Governo do Ceará firmam compromisso de cooperar para implementar ações de inclusão social com capacitação profissional para enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes em áreas turísticas e no interior dos estabelecimentos hoteleiros do Ceará. Treze hotéis da ABIH-CE já aderiram à iniciativa.

No Ceará, Marta Suplicy conheceu Aquiraz e Canindé. A ministra prestigiou a procissão de Canindé, durante o encerramento da Festa de São Francisco de Assis, que começou no dia 24 do mês passado com estimativa de receber 1 milhão de visitantes. Em Aquiraz, ela visitou a Casa do Capitão Mór, do Mercado da Carne e da Praça da Matriz. Na capital cearense, Marta Suplicy participou de café da manhã com empresários e trade do turismo.


Confira a relação dos convênios (valores em R$):

Obra/Projeto

MTur

Governo Estadual/Municipal

Total

1 – Urbanização da Praia de Mundaú

1.110.813,30

58.463,86

1.169.277,16

2 – Urbanização da Orla de Paracurú

1.416.532,62

74.554,35

1.491.086,97

3 – Urbanização da Orla de Camocim

1.800.000,00

200.000,00

2.000.000,00

4 – Urbanização da Praia de Lagoinha

1.405.343,52

73.965,44

1.479.308,96

5 – Obras de acesso à Praia da Lagoinha

1.772.501,88

196.944,65

1.969.446,53

6 – Urbanização da Praia de Iracema

4.500.00,00

500.000,00

5.000.000,00

7 – Recuperação da Casa do Capitão Mór

180.000,00

20.000,00

200.000,00

8 – Recuperação do Mercado da Carne

180.000,00

20.000,00

200.000,00

9 – Recuperação da Praça da Matriz

784.800,00

87.200,00

872.000,00

10 – Recuperação e restauração do Palácio da Abolição

4.725.000,00

525.000,00

5.250.000,00

11 – Restauração do Prédio da Emcetur

1.800.000,00

200.000,00

2.000.000,00

12 – Sinalização turística em Fortaleza

2.700.000,00

300.000,00

3.000.000,00

13 – Capacitação profissional (Pólo Costa do Sol)

1.892.588,56

210.287,61

2.102.876,17

14 – Qualificação Empresarial (Pólo Costa do Sol)

1.485.000,00

165.000,00

1.650.000,00

15 – Promoção turística do Pólo Costa do Sol

3.600.000,00

400.000,00

4.000.000,00

TOTAL

29.352.579,88

3.031.415,91

32.383.995,79



Departamento de Infra-Estrutura / MTur

Obra/Projeto

MTur

Governo Estadual/Municipal

Total

1 – Primeira fase da ampliação do Aeroporto de Aracati

3.000.000,00

300.000,00

3.300.000,00

2 – Sinalização turística do litoral leste do Ceará

1.170.000,00

-

-

TOTAL

4.170.000,00

300.000,00

3.300.000,00



Total Geral MTur

33.522.579,88



Prodetur NE II / MTur

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Ceará terá recursos para a área de turismo

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, o Ceará, onde anuncia investimentos

Jornal O Povo de Ceará


Clique para ampliar foto

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, visita nesta quinta-feira (4) o Ceará, onde anuncia investimentos para o setor de turismo. Serão assinados 17 convênios com o governador Cid Gomes para a aplicação de recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur NE 2) em infra-estrutura turística.

Marta Suplicy assina também com o governador e com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, termos de cooperação técnica nas áreas de turismo sustentável e infância para viabilizar a execução do projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional.

Agência Brasil

Comentário no Opovo.com.br

JA TAVA MAIS QUE NA HORA DE INVESTIREM MAIS NO TURISMO DO NOSSO ESTADO,SABENDO QUE O CEARA E UMA DAS ROTAS TURISTICAS MAIS PROCURADAS DO NORDESTE E POR QUE NAO DO BRASIL,ULTRAPASANDO ATE MUITOS PAISES EUROPEUS.MARTA SUPLICY ESTA DE PARABENS POR ESSA INICIATIVA.

Joao Izael Lopes Ribeiro